top of page
  • GDV Engenharia

Canto alemão: vale a pena fazer em casa na hora da reforma?

O canto alemão é uma das alternativas mais interessantes e versáteis para aqueles que querem otimizar o espaço da casa ou apartamento, além de deixar a decoração ainda mais charmosa. Sabemos que quando se procura um imóvel na imobiliária, é comum a preocupação com espaços pequenos, mas o canto alemão vem para ajudar, principalmente nesse quesito.


No entanto, não é todo mundo que conhece esse tipo de móvel de origem alemã, o que pode causar algumas dúvidas sobre o assunto. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar mais sobre o canto alemão e explicar se realmente vale a pena ter um em casa. Vamos lá?


O que é o canto alemão?


O canto alemão nada mais é do que um assento em formato de L, utilizado ao redor de uma mesa, geralmente na ligação entre as duas paredes, que pode ser feito com ou sem estofado, de forma fixa ou móvel. Ele tem esse nome, pois além de ser usado no canto das paredes, essa era uma das formas mais comuns de organizar os pubs e bares na Alemanha.


Sendo assim, ele substitui as cadeiras em uma parte da composição, permitindo utilizá-las do outro lado da peça, a fim de criar uma decoração moderna, criativa e diferente na hora de reformar sua casa ou apartamento e aproveitar o momento. Justamente por não exigir cadeiras de um lado, o canto alemão consegue otimizar o espaço, aproveitando muito bem a área da parede.


A boa notícia é que você pode encontrar o móvel pronto em lojas especializadas ou solicitar a fabricação em uma empresa de móveis planejados, trazendo ainda mais organização, visto que é possível criar espaço extra para armazenar seus pertences, como gavetas, tomadas embutidas e outros detalhes.


Quando é recomendado fazer um canto alemão em casa?


Por mais que possa ser usado em diferentes tipos de imóveis, o canto alemão é ideal para casas ou apartamentos menores, onde não se tem muito espaço para colocar uma mesa de jantar na cozinha. Da mesma forma, hoje em dia muitos imóveis já são comercializados com uma metragem menor, principalmente quando falamos de apartamentos, em que a sala de estar costuma ser integrada com a de jantar. Portanto, o canto alemão nesse tipo de ambiente também é muito interessante, pois ajuda a integrar os ambientes, sem ocupar muito espaço.


Sendo assim, você pode optar pelo canto alemão sempre que tiver um canto em L em sua sala, sala de jantar, cozinha ou qualquer outro espaço.


Como montar seu canto alemão?


Existem muitas opções de canto alemão disponíveis no mercado, desde móveis já prontos, como os planejados. Sendo assim, é comum ter algumas dúvidas na hora de montar esse espaço em sua casa. Portanto, confira abaixo algumas dicas que preparamos para te ajudar:


Observe o espaço


O primeiro passo é analisar o tamanho do ambiente, pensando se ele realmente precisa ser mais otimizado ou se você apenas gosta dessa tendência, pensando em como realizar a distribuição dos elementos.


Pense na mesa


A mesa de jantar precisa conversar com todo o espaço, podendo ser redonda, quadrada ou retangular, com cadeiras do outro lado ou bancos.


Atente-se à decoração


É importante escolher um canto alemão com design e tecidos que harmonizem com o restante da decoração da casa. Afinal, será um local de destaque e precisa ser bem planejado.


Utilize espelhos a seu favor


Principalmente em ambientes pequenos, os espelhos ajudam a refletir a luz e promovem sensação de amplitude, sendo que eles devem ser colocados logo acima do canto alemão. Da mesma forma, utilize cores claras na parede e aproveite a iluminação natural ao máximo.


Destaque o móvel


Uma ótima dica para dar o devido destaque ao seu canto alemão é utilizar o recurso de iluminação focada logo acima da mesa. Aqui você pode utilizar luminárias pendentes com design que converse com a decoração do espaço. Com isso, o canto alemão irá ficar ainda mais charmoso.


Inclua elementos na mesa


Para completar visual, você também pode utilizar elementos decorativos na mesa, que podem ser simples, como jogo americano, guardanapos, copos, plantas naturais, etc.


Evite exageros


Por fim, mas não menos importante, é primordial que você inclua elementos decorativos, mas sem exageros. Isso porque, o ambiente pode ficar pesado e com sensação de bagunça. Sendo assim, inclua detalhes que harmonizem e conversem com o estilo decorativo, mas priorizando sempre sua funcionalidade.


Vale a pena ter canto alemão?


Bom, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena ter um canto alemão. Afinal, ele ajuda a otimizar o uso do espaço, ao mesmo tempo que contribui para a decoração, ajudando a compor o ambiente de forma bonita e muito funcional. Contudo, é importante que você analise com atenção a peça antes de fechar a compra e, se possível, optar pelo canto alemão planejado. Dessa forma, terá ainda mais personalidade no espaço, além de organização.




10 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page