top of page
  • GDV Engenharia

Como funciona a limpeza pós obra?

Se você contratou uma construtora em Campinas, é provável que ela já esteja cuidando de todas as etapas da obra da maneira adequada. Nesse sentido, a limpeza pós-obra é um momento muito importante, pois é quando os moradores podem finalmente enxergar as reformas realizadas no local e como serão seus dias em seu novo lar.


No entanto, por mais que a empresa contratada cuide dessa parte, muitos não sabem como funciona o processo. Por isso, pensando em esclarecer todos os pontos, preparamos o post de hoje para falar o que é e como é feita a limpeza pós-obra. Vamos lá?


O que é a limpeza pós-obra?


Se você não entende muito bem, a limpeza pós-obra é um trabalho bastante minucioso, em que os profissionais contratados eliminam qualquer tipo de sujeira, respingo, manchas de tinta, excesso de rejunte e outros resíduos produzidos pela reforma ou construção.


Ao contrário do que pode se pensar, ela é muito diferente da limpeza comum. Afinal, uma obra acumula muito mais sujeira, além de ser uma sujeira diferenciada, que envolve concreto, cimento, papelão, gesso, tinta, pó, cola, pedras, etc. Ou seja, produtos do dia a dia e pessoas acostumadas com a limpeza da casa, muitas vezes não são capazes de remover tudo o que precisa.


Como funciona a limpeza pós-obra?


Devemos ressaltar que o ideal é contratar profissionais especializados para realizar a limpeza pós-obra, sendo que a própria construtora pode indicar pessoas que realizam esse tipo de serviço.


Contudo, ainda sim, é interessante entender como o processo funciona, a fim de garantir que o trabalho realmente foi bem feito. Por isso, confira abaixo um resumo de como é a limpeza pós-obra:


Objetivo


O primeiro passo é entender o objetivo da limpeza pós-obra, que em resumo, é remover qualquer sujeira remanescente de uma reforma em Campinas e deixar o ambiente pronto para ser utilizado. Além disso, é comum que durante a atividade, os profissionais encontrem pequenos erros no processo e eles possam ser corrigidos antes da entrega da casa.


Planejamento


Agora, é hora de reunir os profissionais responsáveis para dar início ao planejamento. Ou seja, ao contrário do que pode se pensar, eles não chegam e vão direto para a limpeza. Primeiro, fazem uma análise minuciosa do espaço para entender quais serão os procedimentos e produtos necessários para cada ponto encontrado. Somente depois é que dão início à limpeza.


Descarte de entulhos


Aqui, é responsabilidade dos profissionais eliminar todos os resíduos que sobraram da construção, como poeira, gesso, restos de concreto, rejunte, respingos de cimento, entre outros materiais espalhados. Então, realizam o trabalho para remover o “grosso” do acabamento da obra.


Produtos e materiais


Devemos deixar claro que os produtos de limpeza pós-obra, assim como os materiais, são específicos para esse tipo de higienização mais pesada. Ou seja, não são utilizados produtos de mercado, mas sim aqueles de casas de construção. Alguns exemplos do que os profissionais utilizam são aspirador de pó, vassoura, desinfetantes, limpador de uso geral, limpador desincrustante, máquina lavadora de piso e lava jato.


Etapas


Em resumo, a limpeza pós-obra acontece em três etapas. A primeira é a limpeza bruta, com a retirada de detritos pesados e eliminação de sujidades. Na segunda, eles realizam a limpeza técnica, com a remoção de restos de obra, além de limpar vidros e esquadrias. Por fim, a terceira etapa é a limpeza final, com a higienização e organização detalhada do ambiente para uso.


Profissionais


Devemos lembrar novamente que o serviço de limpeza pós-obra exige um grande conhecimento técnico por parte dos profissionais, pois como falamos, essa não é uma faxina comum. Por isso, pesquise sobre a empresa e experiência no mercado, a fim de contratar profissionais realmente especializados.


Então, agora que você entende o que é e como funciona a limpeza pós-obra, sabe que esse não é um serviço comum. Ou seja, não é qualquer pessoa que pode realizá-lo e obter bons resultados. Afinal, é necessário utilizar produtos químicos específicos, assim como EPI (Equipamento de Proteção Individual) e técnicas específicas para remover o excesso de sujeira.


Sendo assim, não deixe de conversar com a construtora para obter a indicação de profissionais especializados e garantir o melhor resultado para sua obra, tanto em relação à estética, quanto à saúde dos futuros moradores.



Como funciona a limpeza pós obra

11 visualizações0 comentário
bottom of page