top of page
  • GDV Engenharia

Concreto aparente: o que é?

O concreto aparente é uma técnica construtiva que vem ganhando cada vez mais destaque nas construções atuais. Inclusive, nas reformas em Campinas ele é muito utilizado para garantir um visual moderno e ao mesmo tempo diferenciado, tornando-se o queridinho de profissionais da área.


Nesse sentido, é comum que as pessoas contratem uma construtora em Campinas, a fim de criar um projeto personalidade com o concreto aparente, ou seja que deixa o concreto à vista na arquitetura do imóvel.


Essa técnica promove ainda diversos benefícios que vão além da estética. Por isso, se você tem interesse e quer conhecer mais sobre ela, continue acompanhando o post criado juntamente com a imobiliária em Montes Claros Globank e saiba mais.


O que é o concreto aparente?


Devemos ressaltar que o concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo resultado da junção de cimento, areia (ou outros agregados miúdos), pedra brita e água. Então, por meio de um processo, o cimento é hidratado pela água, formando uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de areia e pedra brita.


Na construção, o concreto é colocado em formas para o endurecimento. Então, após essa etapa, o concreto fica à vista na decoração do ambiente, desconsiderando o uso de revestimentos e outros acabamentos para cobrir a superfície.


Concreto aparente e cimento queimado são a mesma coisa?


Apesar de serem parecidos visualmente, é importante deixar claro que o concreto aparente não é a mesma coisa que o cimento queimado.


O primeiro, como falamos, é uma técnica construtiva. Portanto, ele pode estar presente das mais diferentes maneiras no imóvel, podendo fazer parte da estrutura de uma viga, parede ou pilar, por exemplo. Por outro lado, o cimento queimado é um tipo de revestimento, feito com argamassa especial e um aspecto mais polido.


Quais as vantagens do concreto aparente?


O concreto aparente promove diversos benefícios para a construção. Inclusive, o renomado arquiteto Oscar Niemeyer era um grande incentivador do uso dessa técnica no Brasil. Afinal, boa parte de seus projetos contavam com a presença do material.


Sendo assim, confira abaixo algumas das principais vantagens:


Versatilidade


Uma das principais vantagens do concreto aparente é sua versatilidade. Isso porque, ele pode ser usado tanto nas fachadas das casas e edificações, como nas áreas internas de um imóvel. Sendo assim, com sua beleza peculiar e diferenciada, cheia de personalidade, o concreto aparente consegue combinar com diferentes estilos de decoração, desde o rústico até o contemporâneo.


Durabilidade


Depois que o processo de cura do concreto aparente é finalizado, o material se torna mais resistente. Sendo assim, irá demandar menos manutenções corretivas ao longo do tempo.


Economia


Vale ressaltar ainda que o concreto aparente é uma alternativa mais econômica quando comparada com outras técnicas. Isso porque, ele não precisa de reboco e outros revestimentos para cobrir a superfície. Além disso, como falamos, a estrutura demanda menos manutenções ao longo dos anos.


Valorização do projeto


Por fim, mas não menos importante, por conta do estilo, da personalidade estética, durabilidade e economia gerada com a utilização dessa técnica, o uso do concreto aparente na construção valoriza o imóvel. Inclusive, as casas construídas com esse material são diferenciadas e apresentam um charme a parte.


Onde o concreto aparente pode ser usado?


Como falamos, o concreto aparente é um material muito versátil. Sendo assim, ele pode ser usado na parte estrutural de diferentes imóveis, desde os residenciais, até os corporativos, promovendo um toque moderno à fachada.


Vale ressaltar ainda que quando exposto na fachada ou em outras áreas externas do terreno, recomenda-se utilizar um impermeabilizante sobre a superfície, a fim de evitar danos causados pelas intempéries, como sol, chuva, vento, etc.


Já nos ambientes internos, o concreto aparente também é bem-vindo, podendo aparecer principalmente nas paredes, forros de teto e escadas, contribuindo para o máximo de personalidade e estilo ao cômodo.


Na decoração, ele combina com diferentes estilos, como urbano, minimalista, rústico e contemporâneo, mas é fato que o estilo industrial é o que mais se destaca. Sendo assim, procure combiná-lo com móveis de ferro e madeira, fiações aparentes, luminária trilho e spots de luz com acabamento preto e revestimento tijolinho.


Então, agora que você conhece mais sobre o concreto aparente, já pode conversar com sua construtora para incluir a técnica em seu projeto.




5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page