top of page
  • GDV Engenharia

Quais as vantagens de usar impermeabilizante na obra?

As reformas em Campinas são cada vez mais procuradas pelas pessoas. Afinal, é uma forma de melhorar o que já possuem, garantindo uma transformação completa. Nesse sentido, contratar uma construtora em Campinas é a pedida ideal, especialmente para quem quer maior agilidade e profissionalismo ao longo do processo. Ela é a responsável por todas as etapas, inclusive a impermeabilização. Esse procedimento é um dos mais importantes, mas ainda sim, não é todo mundo que conhece sua função e benefícios.


Obviamente, a própria construtora pode orientar sobre o assunto, mas você também pode pesquisar por conta. Sendo assim, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para explicar melhor sobre a impermeabilização em obras e seus benefícios. Vamos lá?


O que é e qual a importância do impermeabilizante na obra?


O impermeabilizante é um produto líquido, que é aplicado em paredes internas e externas antes da tinta. Sua principal função é proteger a construção contra umidade, infiltrações, fungos e mofo. Sendo assim, é uma das etapas principais para prolongar a vida útil de uma casa.


Existem diversos sistemas de impermeabilização que devem ser utilizados, dependendo das exigências do local que será aplicado. Eles podem ser classificados em dois tipos: impermeabilizações rígidas e flexíveis. As primeiras são feitas com aditivos químicos e agregados, enquanto as segundas são feitas, geralmente, com materiais compostos de polímeros e elastômeros.


A impermeabilização é fundamental, pois mantém o imóvel livre de manchas, mau cheiro e outros problemas. Ela deve ser feita em lugares como: alicerces e muros de arrimo, áreas molhadas, fachadas e muros, lajes e coberturas, piscinas e reservatórios.


Portanto, quando aplicado na superfície, o impermeabilizante impede que a água, independente do estado em que estiver (vapor ou líquido), penetre na construção e danifique sua estrutura. Além disso, também age contra incidências de raios ultravioleta, ajudando no conforto térmico dos usuários.


Quais são as vantagens da impermeabilização?


A impermeabilização é um processo essencial na construção, a fim de evitar futuros problemas no imóvel. Portanto, pular essa etapa ou executá-la de forma incorreta, pode trazer muitos prejuízos.


Entenda melhor abaixo as vantagens:


Evita problemas na construção


Uma das principais vantagens da impermeabilização é que ela evita patologias na construção. Isso porque, a umidade ou vazamento de água nas estruturas do imóvel acarreta na deterioração, comprometendo seriamente sua estabilidade ao longo do tempo. Mas, além disso, a impermeabilização também é capaz de evitar outros problemas possíveis na edificação, garantindo maior segurança para todos.


Economia de longo prazo


Muitas pessoas pulam essa etapa da construção, pois querem economizar e acreditam que a impermeabilização não é tão importante. No entanto, o que muitos não sabem é que ela pode ajudar na economia de longo prazo. Isso porque, caso não realize o procedimento, sua construção pode sofrer graves danos, fazendo com que você gaste muito mais do que gastaria com a impermeabilização.


Estética


O processo de impermeabilização também ajuda a preservar a estética da construção. Afinal, ele evita o surgimento de manchas de emboloramento no teto, umidade nos rodapés e vazamento em lajes. Tudo isso faz com que as paredes e outras superfícies fiquem manchadas, acarretando em um aspecto mal cuidado e sujo no local.


Maior durabilidade da construção


Quando a impermeabilização é feita por profissionais especializados no assunto, o resultado é muito positivo. Afinal, além dos benefícios que citamos acima e, justamente por eles, a obra terá muito mais qualidade. Como consequência, a durabilidade será maior, assim como sua segurança. Por isso, prefira sempre contar com a ajuda da construtora em Campinas GDV Engenharia para realizar esse tipo de procedimento.


Previne a umidade e seus impactos


Por fim, mas não menos importante, construções sem impermeabilização ou com o serviço mal feito, tendem a gerar maior umidade aos ambientes. Nesse sentido, devemos lembrar que ela favorece a proliferação de fungos, ao mesmo tempo que pode provocar diversos problemas alérgicos, conjuntivite, asma e rinite. Sendo assim, além de garantir a segurança e beleza da construção, também contribui com sua saúde.


Então, agora que você entende mais sobre a impermeabilização e suas vantagens, sabe que esse é um processo essencial e deve ser feito pela construtora em sua reforma. Afinal, é um investimento para o futuro, garantindo a segurança da construção, maior durabilidade do imóvel e beleza.



Quais as vantagens de usar impermeabilizante na obra

4 visualizações0 comentário
bottom of page