top of page
  • GDV Engenharia

Quais são os principais tipos de interruptores e como escolher?

No mundo dos sistemas elétricos, os interruptores desempenham um papel fundamental, proporcionando controle sobre os fluxos de eletricidade. Eles são utilizados em praticamente todos os ambientes residenciais e comerciais, permitindo o acionamento e o desligamento de dispositivos.


No entanto, nem todos os interruptores são iguais e nas reformas em Campinas é importante estar atento, a fim de garantir a melhor alternativa. Existem diferentes tipos de interruptores, cada um com suas próprias características e usos, sendo que os profissionais da construtora contratada poderão orientar da melhor forma.


Entretanto, também é importante pesquisar por conta própria. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar sobre os tipos de interruptores e como escolher o ideal. Vamos lá?


1. Interruptores de alavanca


Provavelmente o mais comum e reconhecível de todos, o interruptor de alavanca é o tipo que provavelmente vem à mente quando pensamos em interruptores. Afinal, eles são encontrados em quase todas as residências e escritórios, permitindo que as luzes sejam ligadas e desligadas com um simples movimento de alavanca para cima ou para baixo.


No entanto, apesar de sua simplicidade, eles são extremamente versáteis. Eles podem ser simples (apenas on/off), de três vias (para controlar uma luz de dois locais diferentes), ou mesmo de quatro vias (para controlar luzes de três ou mais locais). Portanto, eles são ideais para uma ampla gama de aplicações, desde a iluminação de quartos até o controle de dispositivos elétricos complexos.


2. Interruptores Rotativos


Os interruptores rotativos, assim como os de alavanca, são bastante comuns, mas são usados mais frequentemente em aplicações onde é necessário um maior controle. Afinal, esses interruptores permitem que você regule o fluxo de eletricidade girando um botão, o que pode ser especialmente útil para ajustar o brilho das luzes ou a velocidade de um ventilador.


No entanto, eles também podem ser usados em uma variedade de outras aplicações, como em equipamentos de áudio e vídeo, permitindo ajustar o volume ou sintonizar uma estação específica.


3. Interruptores de pressão


Os interruptores de pressão são um pouco menos comuns em residências, mas amplamente usados em aplicações industriais. Eles funcionam pressionando um botão, que em seguida retorna à sua posição original quando a pressão é liberada. Sendo assim, eles são usados frequentemente em aplicações onde é necessário um controle temporário, como em portões automáticos ou sistemas de alarme.


4. Interruptores de puxar


Por fim, os interruptores de puxar são um tipo especial de interruptor que é ativado puxando uma corrente ou corda. Eles são comumente encontrados em luminárias suspensas, como lustres ou ventiladores de teto.


Nesse sentido, por mais que não ofereçam o mesmo nível de controle que os outros tipos de interruptores, eles são úteis para aplicações onde o acesso direto ao interruptor pode ser difícil. Além disso, eles também podem adicionar um toque de estilo ou charme a um ambiente.


Como escolher o interruptor ideal?


Ao escolher um interruptor, é importante considerar o uso, local de instalação e a estética.


Enquanto os interruptores de alavanca são ideais para iluminação básica, os rotativos permitem, por outro lado, permitem maior controle, ajudando a regular a intensidade de uma luz. Já para áreas de difícil acesso, o ideal é apostar nos interruptores de puxar, sendo que em espaços úmidos, o ideal é optar pelos interruptores à prova de respingos ou de circuito de falha de aterramento.


Além disso, não se esqueça de considerar a eficiência energética, visto que interruptores dimmer, por exemplo, podem economizar energia. Da mesma forma, assegure-se de que o interruptor atende às normas e regulamentos de segurança locais.


Por fim, mas não menos importante, escolha um interruptor que seja adequado ao estilo de decoração de sua casa. Afinal, por mais que seja apenas um detalhe, esse elemento causa um impacto visual no ambiente e precisa conversar com os demais itens presentes no espaço, a fim de garantir harmonia e sofisticação.


Portanto, agora que você conhece os principais tipos de interruptores e como escolher o ideal para sua casa, já pode colocar em prática nossas dicas. Mas, é importante ter em mente que a ajuda de profissionais especializados, principalmente os da construtora, será fundamental para sua satisfação. Isso porque, eles têm maior experiência e conhecimento, podendo indicar aquele que esteja mais adequado às suas necessidades e preferências.



3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page